sábado, 10 de setembro de 2011

Pandora - Parte I

Entregou-me a mala. Estava pesada. Era preta com listrinhas alaranjadas, bem fininhas contrastando com seu peso e tamanho. Desci no ponto errado, tive que ir caminhando por um bom tempo até chegar a casa.Entrei sem bater como era de costume,não havia ninguém;espiei a construção de forma minuciosa,portas,janelas,assoalho,louça,tudo quanto havia ali havia passado por meu exame,aprovação era outra coisa.
-Seja bem vindo. Era o dono saudando-me de forma cordial.
-Obrigado. Estou em casa.
-Venha ver a mulher e os meninos. Disse levando-me pra fora de um dos cômodos.
Estavam muito bonitas as filhas do meu camarada. O rapaz ensaiava um bigode ainda ralo, voz indecisa, mas seria um belo e bom homem se saísse ao pai.
Fiquei detido olhando aquelas duas moças belas:
Uma era negra, a outra branca; fruto da miscigenação.Ninguém diria que eram irmãs...Eu afirmo que eram por que compartilhava da intimidade da família.
Uma delas jogou-me um beijo. Estava muito faceira, contava então 17 anos. Vi quando a mais moça corou como se ela própria houvesse atirado o beijo... Seriam cúmplices?
-Não se meta com minhas filhas. Disse meu velho compadre como se estivesse lendo meus pensamentos a despeito das duas.
Timidamente aproximaram-se de nós,a mais velha abraçou-me enquanto a mais jovem ficou agarrada ao pai.Vi quando Reginaldo dirigiu olhares desaprovadores em relação a conduta da filha;mas ela não via,sonhava em meus braços...Sonhos cândidos ou impuros com aquele que as conhecia desde sempre.
-Venha.Falou a Pandora num tom acima do usual.Ela desfez o abraço e deixou a sala junto com o pequeno grupo.
A rusga entre nós seria questão de tempo. Queria uma delas pra mim só não sabia qual.
Passei a sala de jantar. A mesa posta, com a melhor louça da casa, pra receber o conviva mais ilustre; já não tão assíduo... Minha volta era comemorada naquele jantar suntuoso, embora familiar, como se comemorássemos o regresso de um exilado,alguém muito amado que regressava pros braços dos seus.
-Gostou do jantar?Estava do seu agrado?
-Tudo em sua casa está do meu agrado.
Nívea não possuía malícia,seu coração juvenil ainda não havia acordado pros sentimentos do mundo,não era recatada nem tímida,era apenas simples,sua beleza e modos não careciam de supérfluos;sua pele era negra como as madrugadas tão oposta a manhã celebre e orvalhada que era Pandora.
-Reginaldo,quero casar-me.
-Um homem como você não casa,nunca pendura as chuteiras.
-Suas filhas estão muito bonitas...O rapaz também não está mal,você tem uma bela família.
-De fazer inveja não é?

Um comentário: