Podcasts / Vídeos e Entrevistas

Entrevista - Gustavo Gonçalves


 
(Gustavo Gonçalves, o Guto, Editor e desenhista da Editora Navras)


Quem é Gustavo Gonçalves? Como se vê enquanto pessoa?
Um sonhador. Busco realizar meus sonhos com muito trabalho e dedicação, sou muito falho, mas sei que também sou muito criativo, tenho mil ideias e fico louco para realizá-las, acho que só o trabalho pode trazer conforto, não confio em negócios da china, não acho válido enriquecimento rápido ou a busca pelas facilidades da vida, acho que só através do trabalho é que podemos evoluir... Sangue, suor e lagrimas.

Há algum apelido pelo qual goste de ser chamado?
Guto,pode me chamar de Guto, odeio quando me chamam de Gustavo, parece que vão brigar comigo.

Como é morar numa capital nordestina a sendo nascido no sul? Seria possível nos contar um pouco sobre você, sua juventude e como chegou ao Recife?
Bem vim com meus pais de ijuí, eles são nordestinos, mas por eu ter vivido mais tempo que meu irmão,  mantive o amor pelo rio grande, sempre torci pelo Grêmio que é uma das minhas maiores paixões, mesmo não gostando de futebol. Minha juventude foi meio complicada, muitos conflitos internos, muita indecisão, tinha sonho de ser um escritor, escrever muito e criar um grande sucesso.  Demorei muito a amadurecer, entender o contexto da vida e suas responsabilidades, mas consegui passar por esta fase.

Sente saudades de sua terra natal?
Recife é minha terra natal agora, amo esta cidade, apesar de ter fortes laços com o Sul e espero um dia retornar pra lá.

Você se considera um escritor ou Editor? Sei também que faz artes em sites e blogs, como o meu rs. Como tem sido esse processo, como é transitar entre tantas coisas?
Não sei me definir ainda, mas penso que sou um criador, desenvolvo tudo que imagino e coloco em pratica. Adoro agir, trabalhar e principalmente usar a força criativa.

Qual delas te realiza mais?
Só o fato de criar já me realiza muito, satisfazer os autores e as vezes escrever algo que para mim faça sentido, já é grande coisa.


Qual a mensagem que a Editora quer passar?
A Navras Digital quer ser a grande parceira dos escritores, ajudar a dar asas a imaginação e principalmente, fazer que os escritores vistam a camisa do mesmo jeito que eu visto a deles.

Falando da editoração: qual tem sido sua maior dificuldade perante os escritores, leitores e mercado? Como você vê esse último?
Veja a dificuldade está em os autores entenderem o papel do livro digital e principalmente a proposta da editora, às vezes fico frustrado, mas acho que é o momento que estamos passando, acredito muito na missão da editora e afirmo sempre que é preciso sempre seguir em frente. Não fazemos apenas livros, criamos projetos junto aos nossos escritores, não gosto de prometer sucesso instantâneo e muito menos dizer que o autor vai vender 20 mil livros ou e-books. Sempre falo da necessidade da rede, criação de um material comercial, uso do perfil de forma muito mais coerente. Definições de público alvo e principalmente qual é o foco do escritor naquele momento.

Que tipo de conselho você daria aos novos escritores enquanto editor?
Acho que o escritor nacional deve antes de tudo entender o contexto em que vivemos saber que uma carreira literária não deslancha assim do nada, planejamento é a arma do negocio, tratar a carreira como uma empresa e buscar meios de ser visto como profissional. Procurar entender a necessidade do aprendizado, ler, ser humilde e entender que a vida é um eterno aprendizado, discutir, escutar mais do que falar, saber que por melhor que seja, lá na frente tem um melhor e principalmente quebrar paradigmas, através de inovação e não imitar fórmulas alheias.

Como escritor: o que te estimula a escrever? Vc se sente mais atraído por algum estilo de escrita?
Amo escrever ficção, terror e fantasia, mas amo ainda mais ler, a leitura é a fonte primordial da criatividade, buscar o conhecimento, para assim escrever algo coerente e até inovador. Busco em meus textos confrontar o raciocínio e me superar sempre.

Recentemente saiu o resultado do concurso de contos Vicente Cardoso...No qual vc recebeu menção honrosa...Conte-nos um pouco da sua participação e do concurso. Como você se sentiu?
Não esperava mesmo, para mim foi uma honra muito acima do que merecia, ainda me considero muito verde e acima de tudo imaturo nas letras, preciso de pelo menos 5 anos para estar  maduro
Qual a visão que você enquanto Editor tem de si  mesmo se vendo como escritor?
Cresça Gustavo!! Sonhe mais, Leia mais, busque mais e principalmente escreva mais!

Como é seu trabalho produzindo sites, blogs, capas de livros?
É uma curtição, amo fazer isso, criar algo novo, fazer nascer e ver a aprovação é a melhor coisa que posso sentir realmente me realizo neste sentido.

(Coletânea Histórias Para Ler no Cemitério - Considerada pelo entrevistado a sua melhor arte em capas de livros)


Vamos falar agora de um Guto enquanto leitor...Não mais como profissional literário...Que tipo de livro você não dispensa? Há alguma preferência por algum autor no momento?
Bem como leitor gosto de buscar novos olhares, novas estruturas de narrativa, principalmente algo que me tire do meu círculo de segurança, me confronte e principalmente me faça imaginar. Odeio quando tudo é tão obvio. Acho que em termo de autores posso citar alguns, Gian Danton, Flávio Cruz, César Costa, Leônidas Grego e a turma do Conselho Fantástico, sou fã desta turma. Mas fora do circulo do conselho, admiro o André Vianco, Tokien, Albert Camus, Dante  (A divina comedia foi meu primeiro livro), George. R.R. Martim, cujo livro Wild Cards é realmente estonteante.

Em que ser um leitor tem te ajudado durante sua vida pessoal?
A ser muito mais analítico com meus sentimentos e principalmente analítico com as situações da vida

Quais os próximos lançamentos ou concursos literários abertos no momento na Navras?E ou quais seus próximos projetos de trabalho.?
Olha temos muitos projetos, alguns estão em caráter secreto, não posso falar muito, mas temos algumas coletâneas em andamento e outras em estudo. este ao será super produtivo.

De que maneira os nossos leitores podem ter acesso a você ou a Editora?
Basta me procurarem, mandem e-mail pelo site da Navras (http://navras.com.br/), que também tem outras informações de contato, falem comigo no Facebook, Gosto de estar presente e opinar, colocar meu dedo sempre que eu acho importante, atendo a qualquer hora que precisarem, menos depois da meia noite... aí eu gosto de jogar meu Star Wars Old Republic.

* O autor deixou pra nós uma poesia de sua autoria.

O Poema do Tempo e a Mão Cansada (Homenagem póstuma à Zé da Serra - avô do autor) JUNTO TEMPO NOS MEUS OLHOS, JUNTO TEMPO NO MEU PASSO, NO CABELO JUNTO TEMPO, JUNTO TEMPO NO BRAÇO. JUNTO TEMPO NESTA RUGA E QUANDO ESCREVO E NA CAMA JUNTO TEMPO NA MESA (E JANTO) JUNTO TEMPO NO DRAMA. OS RATOS ESTÃO ROENDO OS ALICERCES DO MUNDO. E EU? JUNTO TEMPO NO TRABALHO JUNTO TEMPO DE BRINCAR NO JORNAL QUE LEIO JUNTO TEMPO DE OLHAR O MAR. SECRETAMENTE UMA ANGÚSTIA IMENSA ME TORTURA. COMO SOU INSIGNIFICANTE; HIATOS, LEMBRANÇAS, DEPOIS ESQUECIMENTO COMPLETO. ABSURDO PRETENDER. PRETENDER O QUE, PORVENTURA? MUDO A ROUPA E JUNTO TEMPO JUNTO TEMPO NO MEU SONHO JUNTO TEMPO DA INSÔNIA NESTA NOITE EM QUE ME PONHO. JUNTO TEMPO NA MUSICA E NA RUA E NA CERVEJA NESTE COPO, JUNTO TEMPO, TALVEZ O TEMPO NEM VEJA. COMO O PARAISO É DISTANTE NESTA CONTIGÊNCIA. JUNTO TEMPO COM OS AMIGOS JUNTO TEMPO NO CANSAÇO OLHANDO A NUVEM QUE PASSA A MORTE COM O TEMPO A MIM FAÇO. AI, TARDE QUE AMARGURA JUNTO TEMPO E O ANO TECE A PELE QUE AMADURA QUANDO NOUTRAS AMANHECE. JUNTO TEMPO TANTO TEMPO ONDE O TEMPO, EM QUE ESPAÇO?



Gostaria de agradecer ao Guto, por gentilmente ter cedido uma entrevista para nós.
Por enquanto é isso pessoal.Aguardem novas entrevistas em breve.

Entrevista 

- Leônidas Grego


(Leônidas Grego - escritor e desenhista em momento de criação)



1.Olá,estou aqui com o escritor e desenhista Leônidas Pereira. Seja
 Bem vindo Leônidas. Você poderia começar nos contando um pouco sobre a sua
 infância...

Passei a minha infância na cidade de Feira de Santana após ter vivido breves momentos dela entre Tucano e a cidade de Ribeira do
Pombal. Jogava muita bola e andava no mato. Adorava invadir matas fechadas, descobrir lagoas, pássaros, animais dos mais diversos. Ali na região do Ponto Central e da Estação Nova tinha muitas lebres,quero-queros e perdizes, tinha ali uma flora e uma fauna bem rica. Na lagoa tinha uma espécie de lontra.
Cresci no Ponto Central, um bairro que adoro. Ali, fiz muitos amigos e fazia os meus primeiros desenhos no chão na terra molhada, após uma chuva. Passei parte de minha infância morando na Avenida Getúlio Vargas, depois nos mudamos para o Ponto Central à rua Dr. Simões
Filho, n. 423. Tenho muitos amigos no Ponto Central, estive, agora, recente por lá - tudo mudou, o bairro está bem comercial. Algumas famílias ainda permanecem no bairro, outras se mudaram.
Eu jogava bola na lateral da Usina Itapetinga, no campo da Estação Nova e num campinho que ficava ao lado da Earte. Sonhava em ser jogador de futebol. Entrei para os infantis do Fluminense de Feira aos 11 anos de idade, e fiquei por lá até os 17 anos.
Estudei na escola Erasmo Braga, que fica na rua São Paulo, próximo da
Avenida Maria Quitéria, nos fundos de uma central de energia da Coelba, e ao lado de uma igreja Presbiteriana - a escola era da igreja e tinha uma parceria com a secretaria de educação do município. Fui educado numa escola que primava pela qualidade no ensino, com fundo religioso. Nesta escola fiz os meus primeiros desenhos em páginas de cadernos, conquistando amigos, admiradores e uma namoradinha. Certa feita retratei com desenhos uma notícia do jornal da tv, foi acidente de avião. Já fui para a escola sabendo ler e escrever – a nossa mãe tinha a preocupação em nos educar em casa.Com o meu irmão mais velho iniciei as minhas primeiras leituras, de livros para crianças e histórias em quadrinhos. O meu irmão era colecionador de livros e revistinhas em quadrinhos - tinha na época um encontro semanal de colecionadores de impressos, que faziam as trocas na porta do cinema que ficava ao lado da prefeitura.



1.1 e sobre quem é você.( onde nasceu, idade, lugares nos quais morou e onde
 mora atualmente).
Nasci na cidade de Tucano. Morei em Feira de Santana e Salvador.
Passava temporadas na cidade de Ribeira de Pombal na casa dos meus avós. Era maravilhoso, pois ela criava animas. Eram porcos, cachorros, galinhas, patos, pombos e passarinhos. A casa era grande e se dormia em rede. Era uma casa na cidade, com características rurais. A minha avó era calma e amorosa. O meu avô era rude e ríspido, mas tinha muito apreço pelos netos - saudades dos dois. Uma coisa que me impressionava na infância, e que não esqueço: o meu avô era meio bruxo. Fazia unguentos para curar enfermos. Muitos o procuravam para a cura de pessoas, e sem conhecer o espiritismo, ou qualquer religião espiritualista fazia cura com passes e rezas. Certa feita, um homem o procurou dizendo que uma égua sua estava doente com bicheira. O meu avô perguntou ao homem em que direção estava a sua casa, onde estava a égua. O meu avô se virou para o lado indicado. Estendeu o braço, fez uma oração em sussurros. Uma semana depois, o visitante voltou e disseque ao chegar no curral, a bicheira soltava os bichos que se desprendiam da bicheira e caiam ao chão mortos. Acredita? Pois, eu não me esqueci desse feito extraordinário do meu avô.


Quanto a idade: não costumo dizer a minha idade,  pois sou muito vaidoso, sempre querendo ser uma eterna criança. kkkkk.


Quem eu sou? Diria que alguém que vive um conflito eterno, é como se os anjos me convidassem para ficar com eles, e muitos demônios fazendo o mesmo convite. Mas, vejo que o meu lado bom é muito mais forte. Faço mais bondades do que maldades. Sou alheio a certas convenções sociais,não gosto muito de reuniões sociais, ou familiares. Sou solteiro,ainda , por opção.

2. Quando começou a desenhar e a escrever?
Desde tenra idade que desenho e escrevo. Sempre quis ser desenhista profissional e escritor. Quando morava em Feira de Santana tinha como única fonte de renda as histórias em quadrinhos que publicava em editoras no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba e Salvador. fazia de tudo: eróticos, terror e infantil.


 3.Pra você essas duas artes tem sido complementares em sua
 vida ou você se realiza mais como artista / pessoa em uma delas? Por quê?
Adoro desenhar e adoro escrever, na mesma potencialidade. Quando fazia histórias em quadrinhos, no geral, eu era o meu próprio roteirista. Um defeito - quando vou desenhar com roteiro de terceiros, sempre fico querendo mudar algo no roteiro.
 
Tirinha do personagem Super Eddy publicada no  jornal OBV - O Barriga Verde, da cidade de Taió

 4. Qual a razão da escolha do pseudônimo Leônidas Grego pra
 assinar suas obras?


Não gostei da possibilidade de ser Leônidas Pereira, escolhi Leônidas Grego em homenagem a Grécia antiga, berço cultural da humanidade. E foi uma homenagem, também a El Greco um artista renascentista.
 
Imagem do pintor El Greco (Clique na imagem e seja redirecionado pra Wikipédia - onde você saberá mais sobre o personagem em questão - a imagem foi retirada de lá)


 5.Quais influências que você considera importantes na sua formação
 como escritor / desenhista?
 Tenho uma porção de desenhista que foram referências: Mozart Couto, Rodval Matias, Watson Portela,Ticci, Rodolfo Zalla, Serpieri, Nico Rosso. Na  literatura: Na li Machado de Assis, Jorge Amado, Euclides da Cunha, Edgar Allan Poe, Stephen King, Lovecraft e tantos outros. Li muitos livros dos autores da geração Beat.

*O que é geração Beat? Fique sabendo nesse link: http://educaterra.terra.com.br/literatura/litcont/2003/09/02/000.htm
Tirinha do Super Eddy publicada no Jornal "O Barriga Verde" cidade de Taió - Santa Catarina 
 6.Durante o processo de formação de Leônidas como escritor
 houve apoio da sua família e ou amigos? Como eles lidaram com isso?

Nada, nunca acreditaram em mim. A família sempre quer que se tenha uma profissão "normal". Os amigos ficavam surpresos comigo quando me viam em Feira de Santana  atuando no teatro, escrevendo contos para o jornal Folha do Norte e publicando histórias em quadrinhos em outros estados. Logo depois, entrei para a rede de supermercados Paes Mendonça - como escriturário, depois entrei para o Bradesco, fui bancário.
Capa do livro inf:antil "O Príncipe do Futebol" (Selo  Desfecho Romances - da Editora Multifoco)

 7.Fale um pouco sobre sua trajetória e realizações no mundo
 da arte.
Sempre quis fazer histórias em quadrinhos. Quando me mudei para Salvador,entrei para o estúdio do desenhista e escritor Cedraz. Participei da sua trajetória no mundo das HQ's (histórias em quadrinho). Trabalhei com o seu personagem Joinha, Teobaldo, depois Xaxado. E, fazia inúmeros trabalhos para revistas de outros estados. Participei de trabalhos importantes, como a renovação da vinheta de abertura da tv Aratu ( O Galinho da Aratu). Depois fiz um curso de animação num estúdio argentino que se estabeleceu na cidade de Salvador, com parceria da TV Educativa que resultou no desenvolvimento de trabalhos importantes para TV Globo. Fizemos algumas mensagens de fim de ano e um clip com Roberto Carlos ( ele mesmo, o Rei) e A Turma do Balão Mágico. O último trabalho que considero muito importante foi uma revista em quadrinhos para as Obras Sociais de Irmã Dulce - retrato uma passagem de Irmã Dulce na Feira de São Joaquim. E, desenvolvo uma História em Quadrinhos de temática ecológica para a fundação Terra Mirim, que foi fundada por uma Xamã brasileira, na região de Camaçari ( perto de onde você, minha cara advogada mora).

 8.Focando um pouco agora no terreno da literatura: eu já li
 alguns textos seus e vejo que você escreve sobre temas bastante variados: do
 terror ao erótico, passando pela literatura infantil. Como é essa convivência de
 estilos? Com qual delas você se identifica mais?

Adoro todos os estilos. Escrevo todos com a mesma desenvoltura. Cada estilo tem a sua magia. Adoraria ter uma coleção de sucesso para as crianças, uma coleção de livros de terror para quem gosta do estilo e uma coleção de eróticos para quem  os aprecia.


                   

Diversidade de estilos

(Acima página do livro infantil:" O Planetinha; embaixo os livros: "Contos Medonhos e uma página de quadrinhos educativos sobre as drogas)

9.Você poderia contar pros nossos leitores ( e quem sabe
 também escritores rs) como é o mecanismo de publicação de um livro ou Hq?
Oferece-se o projeto para editoras de quadrinhos, e isso poderá virar uma maratona , uma via-crúcis, pois, faz-se preciso que a editora edite o estilo que criou. No geral, eu criava HQ a partir de revistas que estavam nas bancas ( eróticos e terror), sempre tiveram mais mercado. A minha trajetória nos quadrinhos infantis resultaram de uma visita que fiz à casa do autor do personagem. Para se publicar um livro, hoje,com o advento da internet e com o crescimento do mercado editorial,qualquer um poderá publicar um livro, fazer sucesso, uma carreira é outra coisa bem diferente. Recomendo aos que pensam em iniciar uma carreira, de início participar de antologias - existem muitas editoras pelo Brasil fazendo antologias. Algumas editoras cobram dos autores,outras selecionam textos, publica-se pela qualidade.
10.Pelo que já conversamos em Off fiquei sabendo que você no campo do
 desenho produz HQ’S está produzindo alguma no momento? Se sim pode falar um pouco
 dela?

Estou num projeto de HQ ecológica, como disse nas linhas acima para a fundação Terra Mirim. E, teremos outros projetos, como a quadrinização do livro Os 4 Elementos, da Xamã que fundou a Terra Mirim. Tenho um projeto de tirinhas de cunho social, com a editora Kalango com o meu personagem, que é um menino morador de rua, e desenvolvo uma linha de histórias em quadrinhos de terror para uma editora do Sul.

 11.Você pode nos adiantar algo sobre os seus atuais
 projetos? .
Estou participando de diversas antologias de contos de terror e suspense, com diversas editoras, entre elas a editora Multifoco, que é a editora que mais me publica. Participei da antologia OMMCQC ( Os  Matadores Mais Crués Que Conheci), já nas livrarias. Participei da antologia Contos Medonhos, já nas livrarias. E, participo de duas antologias que emocionam Poe, e Stephen King pelo selo Anthology - contos de mistério. E, sairão mais 04 a 05 antologias, com temáticas diversas, por outras editoras. Publiquei contos em duas antologias pela editora Literarte ( Contos Para Você Dormir), infantil, já lançado, e esgotada a edição, e da antologia Palavras Sem Fronteiras - que será lançada em mais de 04 países. O meu grande projeto atual é o livro O Príncipe do Futebol, um romance juvenil, lançado pelo selo Desfecho Romances da editora Multifoco. Livro este que pretendo trabalhar nas escolas a partir de Maio. Visitarei a cidade de Feira de Santana para trabalhar este livro na mídia local e nas escolas, fazendo palestras e participando de feira de livros. Escrevi a peça infantil A Menina Que Não Sabia Ler, que já foi montada por diversos grupos de teatro, em diversas cidades. Algumas montagens sem a minha devida autorização. Pretendo voltar com esta peça com a Cia Diversão&Artes, da produtora Cida Barreto, a mesma produtora que lançou a revistinha em quadrinhos que homenageou Irmã Dulce, da Delta produções.
Apesar de não gostar de pirataria, fiquei feliz em saber que em diversos estados do Brasil, existem escolas trabalhando com livros meus que sequer já foram editados. Sei que estou num bom caminho.
Quando escrevo, me preocupo em passar uma boa mensagem. Além, tenho uma coleção de livros infantis para lançar. Estou com um projeto com a editora NAVRAS, de Pernambuco, e esta coleção sairá da gaveta, de início em e-book, depois impresso. O editor Gustavo tem boa vontade e trilha um bom caminho para a sua editora.

Do lado esquerdo:"Os matadores mais cruéis que conheci", do lado direito: "Contos  medonhos" (Antologias das quais participou pela Editora Multifoco)
 12.Como é que os leitores interessados em manter contato com
 você podem fazer pra te encontrar?
Publico contos no site www.recantodasletras.com.br e pelo meu email: grego.desenho@gmail.com

Então é isso pessoal: gostaria de agradecer ao Leônidas pela entrevista e a todos vocês que acompanham o blog de perto.Um grande abraço e até a próxima postagem.


                                                           ***




Este é o vídeo inaugural do novo espaço do blog.Espero que gostem.É uma explicação preliminar do que vocês devem saber antes de ler meus contos.Afinal,o que é um conto?
Para as próximas postagens aguardem entrevistas.
















2 comentários:

  1. Parabéns...gostei muito do seu trabalho...Redivaldo Ribeiro.

    ResponderExcluir
  2. Fica tão bela nas fotos e gravações.Sem maldade.Apenas um comentário.

    LG

    ResponderExcluir