quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Os Pecados Divinais de Ataulfo

Rabisca, rabisca!Só mais um retoque e estaria pronta, perfeita, divina!Dera uma trabalheira aquele retrato, modelo feia, porém esposa de um figurão, Senador por um dos estados mais importantes da federação.
-Boa tarde excelência, sua esposa e eu temos uma surpresa...
-Não digam que o quadro já está terminado?
-Veja por você mesmo querido.
-E então Senador, mereço ou não o cargo que pleiteio?
Chamando-o ao canto do gabinete segredou-lhe:
-Trabalho de mestre meu rapaz, seja sincero minha senhora é uma formosura, não é?
-Com todo respeito que lhe devo por ser mulher casada e muito bem casada, é sim senhor – engoliu em seco, que mulher feia e desengonçada a senhora Gomes!Mas as feias tem sempre mais qualidades e oferecem menos riscos...Adorava uma feia, tadinha delas;somente um verdadeiro artista pra desvendar-lhes a beleza oculta.
Um apertão firme do Senador Gomes acordou-lhe:
-Então meu caro parece que estás apaixonado por minha mulher, não tolero esse tipo de traição. Será que atrapalho suas conjecturas sobre a obra ou flagro seus olhares devassos?
-Desculpe Senador Gomes, mas o trabalho está entregue. Diante de tal ofensa vejo-me forçado a cortar relações com sua família.
-Que é isso meu rapaz... – Estava desarmado, o pátira demonstrara tanto brio, não tinha palavras pra novas acusações!
A excelentíssima Gomes, (pra quem não sabe mulher de excelência é uma também, por vários motivos, um deles: ter sempre razão. Salvo situações nas quais seja forçoso discordar desta pra concordar com o esposo) até o momento alheia a conversa, aproxima-se do marido, abraçando-o.
-Senhor Ataulfo fiquei muito lisonjeada pela obra, mas sinto acusá-lo de não corresponder a verdade dos fatos: olhe pra mim e olhe pra sua tela...Tão bonita,altiva.
-Ora senhora não queira culpar-me por sua modéstia...
Era uma santa posta num altar magnífico, quanta graça; era mesmo belíssima a sua senhora, prenda digna de reis, e ele era um não era?Quem seria audaz pra dizer o contrário?
Sempre virtuosa madame Gomes baixou os olhos meigos, tomou as mãos do pintor... Sua constatação, quase um clamor, fez eco no gabinete do senado:
-És um santo!
Isso bastou pra iluminar o ciumento Senador. 
Manhã de segunda-feira o Senhor Ataulfo Mendes era cumprimentado entre beijos e abraços saudosos... Enfim saíra a nomeação pra embaixada.
Era mesmo uma santa. Virtuosíssima...       

*pátira: patife

Nenhum comentário:

Postar um comentário